O que são óleos vegetais?

Os óleos vegetais são também conhecidos como óleos fixos (não evaporam e não são solúveis em álcool), como óleos carreadores, transportadores ou veículos. São extraídos de plantas oleaginosas, obtendo-se óleos mais densos e ricos em lípidos quando comparados com os óleos essenciais. Normalmente, os óleos vegetais não têm aromas fortes como os óleos essenciais, apresentando geralmente um perfume suave a óleo ou, por vezes, um cheiro suave a noz.

Os óleos vegetais são repletos de nutrientes maravilhosos, como ácidos gordos essenciais, vitaminas lipossolúveis, minerais e antioxidantes. Os ácidos gordos presentes nos óleos vegetais encontram-se também na pele humana e estão envolvidos nos processos de manutenção do manto hidrolipídico e de manutenção da flexibilidade da pele. São extremamente nutritivos, apresentam quantidades variáveis de ácidos gordos essenciais à pele mas que a mesma não produz, permitindo que a pele se mantenha hidratada, saudável e macia.

Os óleos vegetais ajudam também a criar uma barreira na pele que bloqueia a perda de humidade ao mesmo tempo que lhe fornecem nutrientes vitais. Experimente, por exemplo, hidratar a pele com Gel de Aloe Vera e terminar com a aplicação do seu óleo de eleição!! Ao ter esta rotina está num primeiro passo a hidratar a pele e num segundo passo a nutrir e a criar uma barreira para que a hidratação reposta no primeiro passo se mantenha. Sentirá a pele super hidratada e por muito mais tempo!

 

Qual o óleo vegetal adequado para mim?

Além das propriedades específicas de cada óleo ( por exemplo, o óleo de argan tem três vezes mais antioxidantes que qualquer outro óleo e o óleo de coco apresenta propriedades anti-inflamatórias…), outros dos principais fatores na escolha de um óleo vegetal é a velocidade de penetração na pele. Esta característica esta relacionada com a densidade do óleo e a sua composição em ácidos gordos. Normalmente os óleos mais espessos e densos são óleos de absorção mais lenta pela pele e os óleos mais leves e mais finos são aqueles que são absorvidos mais rapidamente. Encontrar o óleo certo para si depende das particularidades da sua pele, mas de uma forma geral, as peles secas gostam de óleos de absorção lenta, as peles normais preferem óleos de absorção média/rápida e as peles oleosas costumam preferir óleos de absorção mais rápida. A tabela seguinte pode funcionar como um guia para introduzir os óleos vegetais na sua rotina diária:

Artigos Relacionados

Óleo de Amêndoas Doces

5,09 16,46 

Óleo vegetal de amêndoas doces refinado 100% puro e natural

Embalagem:

100 ml: garrafa de vidro

250 ml; 500 ml; 1000 ml: bolsa com tampa

Óleo de Argan

8,27 45,20 

Óleo de argan refinado 100% puro e natural.

Embalagem:

100 ml: garrafa de vidro

250 ml; 500 ml; 1000 ml: bolsa com tampa

Velocidade de Absorção dos Óleos Vegetais

Óleo de Amêndoas Doces

5,09 16,46 

Óleo vegetal de amêndoas doces refinado 100% puro e natural

Embalagem:

100 ml: garrafa de vidro

250 ml; 500 ml; 1000 ml: bolsa com tampa

Como podem ser utilizados os óleos vegetais?

Os óleos vegetais apresentam propriedades hidratantes para a pele e para os cabelos, promovendo uma nutrição profunda.

São muito utilizados em massagens e outras práticas terapêuticas para “transportar” óleos essenciais para a pele, motivo pelo qual também são conhecidos por óleos transportadores ou veículo. Para este efeito, por cada 100ml de óleo vegetal podem ser utilizadas 20 a 40 gotas de óleo essencial.

Adicionalmente, devido às suas maravilhosas propriedades, são um excelente ingrediente para a formulação de cosméticos, como séruns, óleos para o rosto e corpo, cremes ou bálsamos.

Podem também ser misturados (2 a 10%) em cremes, champôs, cosméticos para pele ou cabelo, proporcionando uma nutrição adicional.

São cada vez mais utilizados também para fazer humectações nos cabelos. Esta prática consiste em aplicar o óleo vegetal em todo o cabelo e deixar agir de uma hora até à noite inteira de forma a que o cabelo absorva todos os nutrientes do óleo. Após o tempo de atuação o cabelo é lavado e os resultados são imediatamente visíveis. Para retirar o óleo vegetal do cabelo com mais facilidade, pode ser utilizado o método UCPE (Humectar, Condicionar, Pausar, Enxaguar), que consiste em aplicar um condicionador/máscara em todo o cabelo após o tempo de atuação do óleo e aguardar cerca de 20/25 minutos, enxaguar e finalizar.

 

Como são extraídos os óleos vegetais?

O método mais comum de extrair o óleo vegetal é por prensagem a frio, que consiste no esmagamento mecânico da planta sem adição de calor e preservando os nutrientes naturalmente presentes nos óleos. A prensagem a frio garante que os óleos sejam o mais naturais possível e sem qualquer adulteração. Durante este processo não ocorre a adição de qualquer produto e a temperatura é controlada para evitar que haja aquecimento durante a extração. Existem alguns óleos que são refinados, o que pode reduzir o seu odor, tornar a sua cor mais clara, remover algum sedimento ou impureza, deixar o produto com uma aparência mais uniforme ou mesmo tornar o óleo mais agradável para a pele. Estes aspetos são por vezes pretendidos na área cosmética de forma a que não haja interferência com o produto final. Não existe uma regra rígida entre optar por um óleo refinado ou não, pois depende do gosto pessoal e da finalidade pretendida. O refino pode ser efetuado por métodos químicos ou físicos. No refino físico não são adicionados produtos químicos, sendo o refino efetuado de forma totalmente mecânica, por métodos de prensagem, filtrações contínuas ou centrífugas, obtendo-se um óleo 100% puro e com as suas propriedades preservadas.

Todos os nossos óleos vegetais são prensados a frio e quando são refinados são sempre utilizados métodos de refino físicos para que não ocorram alterações das suas propriedades naturais.

 

Como armazenar óleos vegetais?

O prazo de validade de um óleo vegetal depende da sua composição de ácidos gordos. Óleos muito ricos em ácidos gordos podem ter uma vida útil mais curta. Para conservar os seus óleos vegetais armazene os mesmos num local fresco e escuro, longe da luz solar direta. Sugerimos a adição de 0,5% de vitamina E para evitar a oxidação e prolongar a vida útil do seu óleo.

Óleo de Grainha de Uva

Óleo de grainha de uva refinado 100% puro.

Embalagem:

100 ml: garrafa de vidro

250 ml; 500 ml; 1000 ml: bolsa com tampa

Óleo de Linhaça

2,91 11,00 

Óleo de Linhaça Virgem.

Embalagem:

100 ml: garrafa de vidro

250 ml; 500 ml; 1000 ml: bolsa com tampa

Óleo de Abacate

4,27 14,66 

Óleo de Abacate 100% puro e natural

Embalagem:

100 ml: garrafa de vidro

250 ml; 500 ml; 1000 ml: bolsa com tampa