Os Óleos Essenciais são compostos aromáticos voláteis (ou seja, têm a capacidade de evaporar à temperatura ambiente) extraídos de flores, frutos, sementes ou folhas de plantas aromáticas por um dos dois processos:

  • destilação à vapor;
  • pressão da casca dos frutos cítricos.

Os óleos essenciais têm as propriedades das plantas das quais são extraídos, fornecendo inúmeros benefícios físicos, mentais e espirituais. Os óleos essenciais são substâncias complexas, constituídas por vários componentes que determinam as propriedades terapêuticas da grande maioria dos óleos.

Pode beneficiar destas propriedades dos óleos essenciais de inúmeras formas, incluindo através da sua utilização em aromaterapia ou em cosméticos. Os óleos essenciais Nuiy Nature são 100% puros (não são dissolvidos em outros óleos) e 100% naturais (não apresentam adição de qualquer produto sintético, diluentes como o óleo mineral, álcool ou qualquer outro aditivo). Alguns exemplos de óleos essenciais e a sua utilização a nível de propriedades cosméticas e de aromaterapia são:

Os óleos essenciais são voláteis (incluindo na água), aromáticos e solúveis em óleo. São muito concentrados, sendo que o óleo essencial que encontra numa garrafa está 50 a 100 vezes mais concentrado que na própria planta. Por este motivo apresentam elevado poder de atuação e não devem ser utilizados puros na pele, devendo ser sempre diluídos em óleos vegetais (como por exemplo o óleo de linhaça ou óleo de argan) ou noutra base (como por exemplo, creme facial neutro, loção corporal neutra, máscara capilar neutra ou sabão de castela).

A concentração segura de uso de óleos essenciais na pele pode ir até 4%:

Artigos Relacionados

Diluição Tópica de Óleos Essenciais Recomendada

Ao efetuar a aplicação tópica de óleos essenciais não só está a beneficiar das suas propriedades através da absorção da pele, como também ao nível da aromaterapia.

Existem várias outras formas de utilizar os óleos essenciais em aromaterapia, entre as quais a sua utilização em difusores pessoais (recomenda-se 1 gota de óleo essencial) e em difusores de ambiente (recomenda-se 3 a 5 gotas por cada 100 ml de água). Recomenda-se também que seja utilizado um difusor ultrassónico , pois este tipo de difusor fragmenta a solução de água e de óleos essenciais em micropartículas que são difundidas no ambiente na forma de vapor frio, preservando as propriedades dos óleos. Idealmente, os óleos essenciais devem ser difundidos intermitentemente, ou seja devem ser difundidos por 30 a 60 minutos efetuando posteriormente uma pausa de 30 a 60 minutos, antes de difundir os mesmos novamente. A difusão intermitente é mais segura, mas também mais eficaz, pois o nosso sistema nervoso habitua-se aos óleos essenciais após aquele período de tempo.

 

Qual a diferença entre óleos essenciais e essências?

As essências são produtos sintéticos que têm apenas como objetivo a aromatização, ou seja, servem apenas para perfumar o ambiente, não oferecendo efeitos terapêuticos ou qualquer benefício para a saúde. Além disso, as essências podem conter na sua composição corantes ou fixadores artificiais, enquanto que os óleos essenciais são totalmente naturais e ao mesmo tempo que deixam os espaços com um cheirinho maravilhoso disponibilizam as propriedades das plantas das quais provêm!