Acredita-se que a história do Sabão Castela tenha origem nos tradicionais fabricantes de sabão da antiga cidade síria de Alepo, em virtude de fazerem sabonetes artesanais utilizando óleo de louro.

Assim, acredita-se que os cruzados trouxeram o sabão de Alepo de volta à Europa, para a região de Castela em Espanha, no século IX. Visto que o óleo de louro não se encontrava disponível em Castela, substituíram-no por azeite e nasceu o Sabão Castela. O Sabão Castela é atualmente elaborado a partir de óleos vegetais, não só de azeitona, como também de coco, girassol e muitos outros.

 

Propriedades

O nosso Sabão Castela é um sabão líquido, 100% natural, biológico e obtido a partir de uma mistura de óleos vegetais ricos em nutrientes.

É uma boa opção para os vegetarianos e veganos, pois não contém gorduras animais. Não contém lauril sulfato de sódio e é isento de fragrâncias, constituindo uma boa alternativa para si e para o ambiente.

É um sabão livre de produtos químicos e de surfactantes agressivos, corantes e conservantes.

O Sabão de Castela é muito popular devido à sua versatilidade, podendo ser utilizado para formular produtos de higiene para o corpo ou para a limpeza da casa. É um sabão bastante eficaz na limpeza proporcionando uma sensação de limpeza e frescura. Ao mesmo tempo consiste num agente de limpeza muito suave, mantendo os óleos naturais no cabelo e na pele conforme necessário, não deixando que se tornem secos e desidratados.

Artigos Relacionados

Mulher a lavar a cara

Gel de limpeza facial

Juntar 250g de Sabão de Castela com 2,5g (60 gotas) de óleo essencial de gerânio rosa.

Colocar 2-3 gotas do gel de limpeza nas mãos molhadas, aplicar no rosto molhado, massajar e em seguida enxaguar.

Mulher a tomar banho

Gel de banho

Juntar 250g de Sabão de Castela com 7,5g (180 gotas) um óleo essencial à sua escolha (por ex: óleo essencial de laranja).

Colocar uma pequena quantidade nas mãos molhadas, aplicar no corpo molhado, massajar e em seguida enxaguar.

Mulher a lavar o cabelo

Champô

Juntar 250g de Sabão de Castela com 7,5g (180 gotas) um óleo essencial à sua escolha (por ex: óleo essencial de alecrim).

Colocar uma pequena quantidade nas mãos molhadas, esfregar ambas as mãos até fazer espuma e aplicar no cabelo molhado. Em alternativa pode diluir uma parte do champô para uma parte de água e aplicar no cabelo molhado. Em seguida enxaguar.

Escova de dentes

Pasta de dentes

Juntar 250g de Sabão de Castela com 1,25g (30gotas) de óleo essencial de hortelã e com com 1,25g (30gotas) de óleo essencial de gengibre.

Colocar 1 gota de pasta de dentes na escova de dentes e em seguida lavar normalmente.

.

Mulher a fazer a depilação

Gel de Depilação/Barbear

Juntar 250g de Sabão de Castela com 2,25g (60 gotas) um óleo essencial à sua escolha (por ex: óleo essencial de palmarosa).

Colocar uma pequena quantidade nas mãos molhadas (axilas: 3 gotas; pernas: ½ colher de chá; barbear: 10 gotas), esfregar ambas as mãos até fazer espuma e aplicar na zona a depilar/barbear.

Mulher a tomar banho de imersão

Banho de imersão e escalda pés

Misturar 2 colheres de sopa de Sabão Castela com 35 gotas de óleo essencial de lima. Colocar a mistura anterior e 150 g de sais de epsom no banho de imersão aproveitando para relaxar, durante 15 minutos.

Colocar 1 colher de sopa de Sabão Castela numa bacia com água quente, com rodelas de meia lima e 35 gotas de óleo essencial de lima. Manter os pés na solução durante 20 minutos.

Lavar louça

Lava loiça

Diluir 1 parte de Sabão Castela em 10 partes de água com algumas gotas de óleo essencial de limão e colocar na esponja.

Lava roupa

Utilizar 1/3-1/2 chávena de Sabão Castela para uma máquina com carga máxima. Adicionar ½ chávena de vinagre com algumas gotas de óleo essencial de lavanda ao ciclo de enxaguamento.

Limpeza de vidros

Limpeza do chão

Diluir ½ chávena de Sabão Castela em aproximadamente 10 litros de água quente com algumas gotas de óleo essencial de limão.

Limpeza de superfícies/multiusos

Diluir ¼ chávena de Sabão Castela em 1 litro de água. Adicionar ¼ colher de chá de óleo essencial de árvore do chá ou óleo essencial de limão. Por fim, colocar a solução num frasco de spray.

Limpa vidros e janelas

Encher um frasco de spray com 1 litro de água e 1 colher de sopa de Sabão Castela com algumas gotas de óleo essencial de limão e limpar a superfície com esta solução. Em seguida efetuar uma limpeza com uma solução de água com gás ou com uma mistura metade vinagre/metade água.

Cão a tomar banho

Champô de animais

Colocar uma pequena quantidade nas mãos molhadas, esfregar ambas as mãos até fazer espuma, aplicar no corpo do animal e massajar. Em seguida enxaguar.